Compartilhe:

Não adianta achar que você não é “de vendas” ou que sua profissão, ou o cargo pretendido, não pertence à área comercial. Todos nós vendemos algo o tempo todo.

O que os profissionais de vendas de alta performance fazem para conseguir vender tanto os seus produtos e serviços? Aqui vão algumas dicas valiosas:

1. Vá além do básico

Eles conhecem profundamente seus produtos. Não apenas as características técnicas (o que são, do que são feitos ou como funcionam), isso é o básico e fundamental. O diferencial é que eles sabem como adaptar cada uma dessas características ao que o interlocutor, cliente ou recrutador realmente dá VALOR!

Sabe por que 20% dos vendedores trazem 80% do faturamento de uma empresa? Porque eles conseguem vender valor.

Muito se fala, mas poucos explicam como transformar características em benefícios reais para o cliente ou empregador. Portanto, se você quer passar nas próximas entrevistas, o primeiro passo é se conhecer muito bem. Não apenas o que está escrito no seu currículo, mas também seu perfil comportamental e sua personalidade.

  • Onde você se adapta com facilidade?
  • Quais tarefas ou missões parecem fáceis e rápidas para você resolver?

Observação importante: O óbvio para você pode não ser para os outros. Saiba se valorizar!

2. Estude o seu “Cliente” (a Empresa)

Antes da entrevista, pesquise: o que a empresa faz? O que ela já realizou? E, principalmente, para onde ela quer ir? A partir daí, descubra como você e suas competências, seu networking, seu perfil e suas experiências anteriores poderão contribuir para que ela alcance esses alvos e metas. É desta forma que se VENDE VALOR!

3. Fuja das respostas clichês

Os entrevistadores estão cansados de receber sempre as mesmas respostas. Muitos candidatos repetem discursos decorados, como: “Sou proativo, gosto de trabalhar em equipe, aprendo rápido, sou determinado, resiliente, perfeccionista…” Essas palavras já se desgastaram e nem sempre representam quem você é. É você, candidato, quem deve descobrir seus diferenciais. Saiba responder com sinceridade:

  • Por que devem te contratar?
  • O que eles ganharão com você?
  • O que eles perdem ao escolher outro profissional?

4. Prove o que você diz

Ao dizer algo sobre si mesmo, por exemplo, “sou muito criativo”, exemplifique com um caso real. Mostre as empresas onde atuou, o problema que existia e a solução que você sugeriu.

Atenção: Nunca use exemplos de terceiros como se fossem seus. O entrevistador pode já ter ouvido o mesmo caso de outra pessoa que provou ser a dona da ideia. Seja sincero. É melhor admitir que participou de um grupo que solucionou o problema do que tentar levar o crédito sozinho pelo sucesso alheio.

5. Como lidar com o fracasso

Se precisar falar sobre uma experiência de fracasso, você pode até minimizar o tamanho da “encrenca”, mas foque em reforçar o aprendizado. Mostre que, com a maturidade que tem hoje, as soluções seriam outras (e diga quais seriam).

Este artigo é um apanhado de situações reais compartilhadas por Sergio Bogaert Headhunter e fundador da Selflix, com mais de 30 anos de experiência. São sugestões práticas e úteis para quem busca evolução.

Boa sorte nas suas próximas entrevistas!

Nós acreditamos em você!

Selflix – Sua plataforma de Vídeos Currículos

Você também pode gostar: